quinta-feira, 4 de junho de 2009

Constrindo um mundo melhor

Post by Melissa

Aí vai um texto para se refletir escrito por Heitor Reis:


Seguem algumas sugestões para aqueles que já chegaram a conclusão que devemos lutar mais objetivamente para construir um mundo melhor. São medidas básicas que podem ser incorporadas ao seu próprio estilo de vida individual, dando sua contribuição para um resultado coletivo menos traumático e mais seguro. Espero que sejam complementadas colaborativamente e possam contribuir realmente para o processo de mudança.

(1) Reduzir gradualmente seu padrão de vida, ficando o menos dependente possível da sociedade de consumo.

(2) Reduzir sua exposição à propaganda que visa induzir ao consumo de quinquilharias das quais a humanidade jamais necessitou.

(3) Reduzir o tempo que se dedica ao trabalho, permitindo que outros possam desfrutar das vagas decorrentes. É muito comum as pessoas se arrependerem de não terem se dedicado mais à criação de seus filhos e ao relacionamento com seu cônjuge, contribuindo para o enfraquecimento do relacionamento ou, até mesmo, para a separação familiar. A família também vai se tornando mercadoria descartável e facilmente substituível.

(4) Dirigir sua atividade produtiva para uma cooperativa, economia solidária ou atividade familiar.

(5) Reduzir o número de filhos, utilizando da lei da oferta e procura para provocar o aumento dos salários pelo menor número de trabalhadores procurando emprego. Avaliar a possibilidade de adoção de uma criança, visando também reduzir o excesso populacional.

(6) Avaliar a possibilidade de não viver em grandes centros, onde o ritmo de vida, a poluição e a violência são maiores. A vida no interior é menos capitalista e o relacionamento entre as pessoas ainda não se tornou mercadoria e a qualidade de vida é maior.

(7) Não confiar no sistema de ensino! Ele visa reproduzir uma visão de mundo que somente interessa ao poder econômico que privatizou o Estado e lucra com a modelação de nossas mentes numa matriz do pensamento único (Ver "Matrix", o filme). Experimente complementar ou substituir o ensino escolar pelo ensino doméstico, dando aos seus filhos a oportunidade de viver fora do sistema ("stablishment"). Tal prática fortalece os laços familiares. [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensino_doméstico ]

(8) Não votar em candidato que tenha dinheiro para campanha. Certamente ele está sendo financiado pelos capitalistas, já que trabalhador não tem como fazê-lo. Eleito, vai trabalhar para seu patrão, enganando os eleitores que confiaram em sua propaganda enganosa. Compare a alternativa de votar no menos pior com a possibilidade de votar nulo.

(9) Inverter o comportamento vigente. Tratar bem todas as pessoas, independentemente de sua posição social, sua forma de vestir, de sua raça ou de sua forma de falar. Se possível, trate melhor os desprezados e excluídos. Não valorize pessoas que ostentem suas posses ou estética corporal como forma de se mostrar superior ou de obter felicidade.

(10) Cuidado com as religiões, especialmente aquelas que cultuam o materialismo religioso, como ocorre no cristianismo de mercado, onde se esqueceram que Jesus, como Marx, tem por doutrina a divisão da riqueza entre todos. [ Socialismo, uma utopia cristã: http://www.midiaindependente.org/pt/red/2004/02/273940.shtml ]

(11) Revisar seus conceitos! Por exemplo:
Não existe democracia popular. Toda democracia, por definição é popular!
Não existe democracia burguesa. Toda democracia é governo do povo! Se a burguesia governa é uma burgocracia. O governo dos ricos é uma plutocracia. O dos ladrões, cleptocracia. O das corporações, corporocracia.
Não existe democracia participativa! Toda democracia é participativa. Se o povo não participa do governo de seu país, não é democracia.
Não existe democracia representantiva em que os representados não se sentem contemplados com a ação de seus "legítimos" representantes, financiados pelos ricos, tornando-se estes realmente legítimos representantes apenas dos poderosos.

(12) Participar de organizações e atividades que tenham por objetivo melhorar a qualidade de vida da população mais carente, especialmente aquelas que visam organizá-la para que defendam os direitos diariamente desrespeitados pelos donos do Estado.

(13) Aprimorar estas propostas e descobrir outras formas de contribuir para acelerar o processo de mudança, inclui-la aqui, enviando ao autor e divulgando para seus contatos


Heitor Reis é um subversivo e um indivíduo perigoso do ponto de vista dos milicos e de Gilmar Mendes. Engenheiro civil, militante do movimento pela democratização da comunicação e em defesa dos Direitos Humanos, membro do Conselho Consultor da CMQV - Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida (www.cmqv.org) e articulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário