quarta-feira, 28 de julho de 2010

ENECS 2011

Já faz algum tempo que Minas tem sido cotada para sediar o Encontro Nacional dos Estudantes de Ciencias Sociais. Em 2009, na Paraíba, as escolas de Minas Gerais não se candidataram por motivos internos, mas após o XXV ENECS, o encontro de 2011 promete.
É de extrema importância para o Movimento Estudantil mineiro que o ENECS aconteça aqui e assim, a PUC-MG e a UFMG se juntaram para pleitear a vaga de escola-sede para 2011 e ganharam por aclamação! Pelo que parece, os estudantes que foram a Belém-PA vão convocar uma Assembléia para discutir essa decisão com os demais estudantes e tentar formar uma comissão organizadora para começar os preparativos do encontro.

Postado por Maria Tereza Ribas

ANPOCS

ATENÇÃO!

Venho em nome do C.A. CIS e representantes discentes, pedir que tod@s @s interessad@s a participarem do 34º Encontro Anual da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, apresentem-nos o comprovante de inscrição acompanhado do RG.

É importante lembrar que até o dia 13/08/10 a taxa de inscrição será R$116,00, aumentando logo em seguida para R$121,00.Qualquer duvida no site do evento: http://www.encontroanpocs.org.br/2010/ ou com qualquer membro do C.A CIS e representantes Discentes (Bruna, Bruno, Joyce e Henrique).

Desde já, obrigada!

Postado por Belisa Lamas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Informando...

Oi pessoal! A partir de hoje o blog do CACIS-UFV postará algumas informações sobre os projetos/grupos de estudo que os estudantes de Ciências Sociais de Viçosa participam. Essa iniciativa se deve ao fato de acreditarmos na importância dos alunos estarem por dentro não só dos projetos em que participam, mas estarem informados sobre os demais projetos também. No dia 9 de Julho aconteceu a Plenária Municipal do Parlamento Jovem e apenas uma aluna (Obrigada, Terezinha!) compareceu para ver o resultado "parcial" e prestigiar o acontecimento, mesmo existindo tantos alunos interessados em participar do projeto no ano que vem. Assim, para que todos estejam sempre "atualizados sobre os acontecimentos" nasce essa iniciativa de contar um pouquinho de cada projeto e posteriormente, avisá-los quando houver algo aberto aos estudantes e a comunidade como um todo.

Então, essa nova "série" de postagens começa com o Parlamento Jovem, um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Ciências Socais em parceria com a Câmara Municipal de Viçosa. Desde Março os monitores vêm trabalhando temas como Estado, Participação Política, Cidadania, Políticas Públicas e outros, no intuito de fomentar a discussão política dos alunos do Ensino Médio. O tema do Parlmento Jovem de Minas desse ano é Resíduos Sólidos. Aqui em Viçosa, o Colégio Carmo e Escola Estadual Raul de Leoni participam do projeto incentivando os seus alunos, junto aos monitores, a pensarem sobre a situação ambiental de Viçosa tal como o funcionamento da coleta seletiva, a existencia de lixões, os problemas que os residuos sólidos trazem e como esses problemas podem ser melhorados através da elaboração de projetos de lei adequados a realidade do Município. Os encontros vêm acontecnedo desde Março e nesse período foram realizadas diversas visitas, passeios, palestras e encontros nas escolas e na Câmara Municipal de Viçosa para que os estudantes, a partir desse trabalho, elaborem suas próprias leis. Assim, depois de todo ess processo, no dia 8 de Julho aconteceu o último Grupo de Trabalho em que os estudantes, divididos em grupos de Produção, Destinação e Reaproveitamento de Resíduos Sólidos, discutiram por última vez as propostas de lei que no dia 9 de Julho, foram votadas pelos estudantes em Plenária na Câmara Municipal de Viçosa. E assim os estudantes do Parlamento Jovem - Viçosa se preparam para a Plenária Final que será realizada em Belo Horizonte, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.


Postado por Maria Tereza Ribas