terça-feira, 14 de julho de 2009

O que é evolução?

post by Melissa


Uma casa simples, e uma bicicleta ou meio de transporte coletivo tem exatamente a mesma função de uma mansão e um carro importado, mas é o capitalismo que faz estes parecerem melhores q aqueles. Se o que eu preciso é de um abrigo e um meio de me locomover, pouca coisa me basta, mas o capitalismo me bombardeia o tempo todo dizendo que eu preciso chegar "lá" e que chegar "lá" é sinônimo de mostrar que eu cheguei, e pra mostrar eu preciso ter cada vez mais tranqueiras que fazem exatamente a mesma coisa do que o que eu já tenho, mas me dão a idéia de evolução, de avanço, de melhoria. Muitas tecnologias são criadas não para o avanço da humanidade em geral e sim de forma a submetê-la ao lucro através da potencialização do consumo. O ser humano como valor em si não importa e sim o valor (dinheiro) que ele tem para adquirir aquilo que tem valor (na lógica capitalista.
Minha idéia de evolução tem a ver com a capacidade de pensar de forma cooperativa, com a capacidade de pensar com o outro e não contra o outro, tem a ver com pensar em possibilidades de bem-estar para o máximo de pessoas possíveis, em reduzir ao máximo os impactos ambientais e e nada disso tem a ver com o capitalismo porque toda a base dele é a competição, o lucro, o individualismo e o egoísmo. Eu acho q podemos viver de uma maneira mais cooperativa, e vcs?

Um comentário:

  1. Melissa, eu acredito muito no cooperativismo, e acho que seria interessante ver isso funcionar em grande escala, mas não acho que seja tão simples assim trocar um carro pelo transporte público ou por uma bicicleta, de qualquer forma estaríamos gerando desigualdades e fortuna para um dos lados. Eu acho que tem que ser muito mais do que viver de forma cooperativista, não sei se temos maturidade suficiente para isso ainda, infelizmente. Mas uma coisa é fato, temos de começar de algum lugar. Consumir é necessário, quer queira quer não, é impossível abdicar-se de todos os bens. Seria interessante se conseguíssemos começar a frear nossos desejos consumistas extremos, acredito que o que "ferra com tudo" é o exagero, além disso seria interessante tentar entender as pessoas para conseguir melhorar nossa convivência e respeito. Não sei se você já identificou alguma, mas eu conheço várias pessoas que se dizem anti-consumismo, passam a vida sentadas em um sofá, “coçando o saco” e reclamando do "sistema", na sua grande maioria são apenas vagabundos parasitas que não gostam de trabalhar e querem apenas sugar o que podem, por outro lado, são elas que tem atitudes completamente diferentes do que dizem ser sua ideologia. Um dia ouvi de uma delas: "O que vale é o discurso. Se você não tem grana, basta falar que não se amarra nessas coisas, aí você fica de boa e ainda sai por cima..."
    Gostaria muito estar aqui para ver no que vai dar essa luta interna: Ideologia X Atitudes. Não sei não viu, mas pode acabar "ENDIREITANDO UM ESQUERDISTA".
    Um grande abraço,
    Rafael Borges

    ResponderExcluir