quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ANEL

A Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre, foi fundada no Congresso Nacional dos Estudantes como uma nova entidade nacional do Movimento Estudantil que garante o controle da entidade pelos próprios estudantes para organizar as lutas estudantis pelo país. A sua 1ª Assembléia Nacional foi realizada nos dias 12 e 13 de Setembro na sede do DCE da USP. Uma entidade independente do governo e que é controlada pelos próprios estudantes, ao contrário da UNE que é displicente nas lutas do ME e vem perdendo seu caráter crítico.

Alguns pontos discutidos nessa primeira reunião:

“...a ANEL reafirmou seu programa votado no Congresso Nacional dos Estudantes: a construção de uma entidade estudantil independente do governo e reitorias que faça a luta em defesa dos direitos dos estudantes junto a uma luta que vise construir um novo projeto de sociedade em unidade com a classe trabalhadora e os movimentos sociais. Nesse sentido, os estudantes aprovaram a construção de um projeto de lei que sintetize um programa para a expansão das universidades, em contraposição aos projetos do governo Lula, dentre muitas outras resoluções.”

“...iniciaram a Plenária de Opressões que unificou a discussão sobre a necessidade de combate ao machismo, racismo e homofobia no interior do movimento estudantil. A plenária estava cheia e contou com várias falas de estudantes que refletiram a necessidade de organizar os setores oprimidos no interior da nova entidade.”

“...os estudantes discutiram a necessidade de organizar a ANEL em cada estado para garantir que a nova entidade pudesse se enraizar na base do movimento estudantil. A partir de uma proposta apresentada pelo DCE UFMG, os estudantes decidiram organizar Assembléias Estaduais que reproduzissem a discussão feita nessa Assembléia Nacional, mas também que aprofundassem a discussão, a partir da realidade de cada Estado."

“A reunião refletiu uma outra prática de movimento estudantil, há muito abandonada pela UNE. Com delegados eleitos em suas bases, a Assembléia Nacional refletiu uma ligação ampla com a base do movimento estudantil e um método democrático de construção das decisões da nova entidade. Não é só uma reunião de diretoria, distante e sem nenhuma significância para os estudantes, mas uma reunião que reúne estudantes de todo o país que ajudam a decidir os passos que a ANEL deve tomar.

Deixo aqui o link do blog da ANEL que narra essa primeira reunião que contou com a participação de estudantes de vários Estados. Espero que o CACIS e os estudantes do curso estejam presentes na Assembléia Mineira da ANEL que será realizada no dia 28/11... veremos. Gostaria de pedir a todos vocês para lerem o post e manifestarem suas opiniões.

http://anelivre.blogspot.com/search/label/quem%20somos
http://anelivre.blogspot.com/search/label/Assembleia%20Nacional


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tetê, pela iniciativa de mostrar que exitem outras alternativas além da UNE (que anda junto com o governo atulmente) pra quem quer se organizer nas lutas estudantis!
    e acho muito válido estarmos nessa assembleia (agora sem acento) uhauhauh!
    vamos abrir horizontes né!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom MT... Um post muito importante para o movimento estudantil de viçosa...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir