sábado, 6 de novembro de 2010

Carta aberta ao Movimento Estudantil de Ciências Sociais

Belo Horizonte, 22 de outubro de 2010

Caros amigos,

A Comissão Organizadora do XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais, composta conjuntamente pelos estudantes da PUC-MG e da UFMG, preocupada com os anseios levantados por nossos colegas de curso de todo o Brasil, vem a público tranquilizar aqueles que, legitimamente, ponderam sobre a incerteza da construção do ENECS 2011.
Neste sentido afirmamos que estamos trabalhando para que tudo dê certo e fazendo todos os encaminhamentos possíveis. Não estamos sozinhos nesta! Aproveitamos a ocasião para agradecer a prontidão e amizade dos companheiros Pedro Tavares(UFPA – C.O. XXV ENECS), Inocêncio Soares(UFPB – C.O. XXIV ENECS), Bruno(UFES – C.O. ERECS-SE 2011) e todos os demais que se preocupam com a construção de um movimento estudantil de ciências sociais mais ativo e mais organizado!
Nosso trabalho tem sido bastante proveitoso, apesar de termos diversas dificuldades; começamos nossas reuniões semanais no dia 20 de setembro e, com o avançar das reuniões, cada vez mais nosso projeto toma forma, o ENECS ganha um corpo. A vontade de fazer um encontro inesquecível nos motiva a superar nossas deficiências, e temos nos empenhado cada vez mais para tal. Temos a dificuldade de definir uma data certa para o ENECS, uma vez que a maioria das universidades ainda não divulgou o calendário oficial para o ano letivo de 2011; mas mesmo assim achamos que seria ainda pior esperar por essa informação. Por isso entendemos que a data que melhor agrada ao corpo estudantil é do dia 17 ao dia 23 de julho de 2011. Fica sendo este, então, nosso primeiro indicativo de data.
Nosso trabalho, atualmente, tem se concentrado na construção do nosso projeto, na defesa de uma temática que abrangesse não só o eixo acadêmico do ENECS, mas que também norteasse as nossas ações perante os eixos cultural e político. Nesse sentido, estamos defendendo o tema: “Nós na América Latina: resistências e movimentos”, nos propondo a discutir questões do nosso posicionamento perante esta região, sejam questões ligadas à ascensão de governos de respaldo popular e a postura que nós, estudantes de ciências sociais e sujeitos de nossa história, temos diante desse novo quadro político; como também questões da(s) identidade(s) latino-americana(s) e a construção dessa(s). Pensamos também na necessidade de se discutir os enclaves desses povos, quais são as atuais problemáticas que passamos, sejam internas a cada nação, ou quanto às políticas internacionais, e quais as formas de organização que podemos pensar para superar nossas contradições. Deste modo, definimos que nosso título tenta compreender em si ambigüidades: por um lado quer dizer de um sujeito, e por outro se relaciona a um problema, as amarras de nossa(s) sociedade(s) e os desenlaces que podemos pensar. Logo concluiremos este projeto, o que dará artefatos suficientes para nos orientar na construção do formato do ENECS, e assim que possível daremos mais detalhes sobre programação, estrutura do evento, inscrição e local.
Como podem ver, não estamos parados! A demora na divulgação das informações foi intencional, uma vez que tentávamos apresentar o projeto completo de uma só vez; porém percebemos que assim causávamos uma ansiedade no movimento estudantil das ciências sociais. Resolvemos, então, redigir esta carta-aberta para apresentar o andamento da construção do XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. Construção esta que pretendemos coletiva, e, para tal, esperamo a contribuição de todos aqueles que acreditam no potencial do ENECS enquanto espaço de amadurecimento do movimento estudantil, bem como de sociabilidades e expressões de todas as pluralidades do corpo discente das ciências sociais.

Posto isto, convidamos todos a somarem-se a este processo, das diversas maneiras possíveis!

Um forte abraço a todas e todos! Esperamos ansiosos a chegada de vocês!

BLOG: http://enecs2011.blogspot.com/2010/10/carta-aberta-ao-movimento-estundantil.html
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=107708523&tid=5534707630343960828&na=4&nst=1&nid=107708523-5534707630343960828-5535028447803945787

Twitter: http://www.twitter.com/ENECS2011
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001731800758
Formspring: http://www.formspring.me/ENECS2011


Valeu!!! BH 2011 Vai ser o Bicho!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário