segunda-feira, 22 de junho de 2009

CRISE MUNDIAL

POST BY MELISSA

CRISE MUNDIAL

Natureza, Consequências e Saídas





Estamos diante de uma grave crise econômica, a pior dos últimos 80 anos. São intensas suas repercussões no Brasil, com demissões e desemprego crescentes. Ao contrário do que afirmam a mídia e os governos, as crises não são obra do acaso ou responsabilidade de apenas alguns investidores. Elas são consequências do próprio desenvolvimento do sistema capitalista. Depois de lucrar muito nos períodos de crescimento, as empresas querem, nos momentos de crise, que os trabalhadores paguem a conta, com desemprego e perda de direitos.

Nesse período, é fundamental que os setores organizados da sociedade, em todas as formas existentes, seja nas igrejas, nos sindicatos, nas escolas, universidades, na imprensa, movimentos sociais, nos partidos, entre outros, tomemos uma atitude. E a primeira atitude é debater a natureza e as saídas para a crise, do ponto de vista dos trabalhadores e da maioria. É urgente estimularmos todo tipo de debate, em todos os espaços.

A crise será longa e profunda. Precisamos envolver o maior número possível de militantes, homens e mulheres conscientes, para que debatam a situação e possamos construir coletivamente alternativas populares. E sem a mobilização e a luta social, não haverá saída para o povo. Somente para o capital. Até o momento, mais de 1 milhão de trabalhadores já foram demitidos na América Latina, podendo passar dos 3,5 milhões ainda em 2009.

Nesse sentido, convidamos a todos/as para discutir essas questões e debater a Crise Mundial em um Seminário que ocorrerá dia 25/06, quinta-feira, no auditório da Biblioteca Central da UFV, às 15h, com a participação do dirigente nacional da Via Campesina e do MST, João Pedro Stédile.





Por uma alternativa popular e

uma sociedade realmente

justa, livre e democrática!





Organização: Assembléia Popular, CA de Economia, ASAV, REPED, CA de Biologia, DCE, CA de Geografia, Movimento dos Estudantes de Humanas, Marcha Mundial das Mulheres, Pastoral da Juventude, CA de História, CA de Química, Pastoral da Juventude, FEAB, ABEEF, ITCP.

Apoio: Assessoria de Movimentos Sociais da UFV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário